Translate

17 de maio de 2014

Plano de Aula - Falta de Água em São Paulo



PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR


TEMA: “Preservação da Água no Planeta Terra”

TÍTULO: “ÁGUA: NOSSO BEM NATURAL E CULTURAL”

ANO: 3º e 4º Anos – Ensino Fundamental I.

DURAÇÃO: 08 aulas


JUSTIFICATIVA

                       Atualmente a cidade de São Paulo passa por uma das piores crises de falta de água, todos os dias em diversos jornais do país, o mesmo jargão em torno da questão do consumo consciente da água é abordado de diversas chamadas à população.
                       Sendo assim, urge a necessidade de orientar e conscientizar as crianças para o problema social que estamos enfrentando na cidade de São Paulo, e no mundo.

OBJETIVOS

Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos de utilização dos seus recursos naturais;
Reconhecer os diversos usos da água e saber como reaproveitá-la;
Compreender e entender o ciclo da água;

Reconhecer a importância da água para a manutenção da vida no planeta Terra, não só para o homem, mas também, de todos os seres vivos.

Compreender e relacionar as questões sociais, ambientais e tecnológicas associadas aos problemas causados ao meio ambiente, chamando a atenção para a falta de água doce no planeta.

Atentar aos desafios colocados pelas dimensões dos problemas ambientais a que se tem assistido nos últimos dias e, entre esses problemas, a escassez de água doce no planeta.
Compreender os princípios que vêm norteando as decisões e ações políticas mais importantes dos governos dos cinco continentes, no que diz respeito à preservação do meio ambiente.
Compreender que em sua luta constante para satisfazer suas necessidades, o homem modificou e humanizou profundamente as paisagens naturais, muitas vezes não preservando o meio ambiente.
Levar o aluno à compreensão da relação entre meio ambiente (natureza) e atividades humanas (sociedade), e à diferenciação entre os recursos renováveis e os não-renováveis.
Desenvolver atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, cidadão, multiplicativo e que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares, em suas comunidades a fim de evitarmos possível racionamento, ou até mesmo a escassez da água.


LÍNGUA PORTUGUESA

Abordagens e conhecimentos prévios sobre as questões da água e sua importância no dia a dia do ser humano, trabalhar a leitura e interpretação da música: Planeta Água- Guilherme Arantes (ouvir a música no primeiro momento, e em seguida explorar dos alunos esses conhecimentos prévios, observando a relação que os mesmos estabelecem entre a música, o tema e a leitura de um fragmento de jornal constando a notícia da falta de água em São Paulo. Em seguida o professor poderá explorar as questões de ortografia, concordância verbal e nominal, e substantivos. Revisão da aprendizagem, exercícios e correção, e confecção de cartazes para conscientização do consumo consciente.



CIÊNCIAS

 Abordagens e conhecimentos prévios sobre as questões da água e sua importância no dia a dia do ser humano. Interrogar a classe sobre questões com propósitos de diagnóstico de ensino, como a exemplos; Qual a quantidade de água que devemos consumir para a manutenção do nosso corpo diariamente e Por quê? A quantidade de água necessária à sobrevivência dos seres humanos é a mesma que para os animais? O que eles sabem sobre a reutilização da água e como ela pode ser feita em casa? O que acontece com a água da chuva quando cai no solo e para onde ela vai?  Associar e fazer socialização das falas dos alunos transformando-as em aprendizagens contextualizadas aos aspectos científicos, aplicação de exercícios de auto-avaliação do conhecimento. Propor aos alunos (dispostos em grupos de até três componentes) a elaboração um texto e ilustração sobre o tema da aula com propósitos de divulgação científica e alerta geral a população.

GEOGRAFIA

Abordagens e conhecimentos prévios sobre as questões da água e sua importância no dia a dia do ser humano. Interrogar a classe sobre questões com propósitos de diagnóstico de ensino, como a exemplos; Como será que a água chega até a torneira de cada casa? De onde vem a água? Quais os processos percorridos pela água até chegar às residências? Como podemos economizar a água em nossa casa, na escola, e em diferentes contextos sociais? Por que São Paulo está passando por essa crise de falta de água nos últimos meses? Quais locais do Brasil concentram-se maior parte de litorais e bacias hidrográficas? Por que ocorrem as estiagens e as diferenças climáticas? Associar e fazer socialização das falas dos alunos transformando-as em aprendizagens contextualizadas aos aspectos científicos, aplicação de exercícios de auto-avaliação do conhecimento. Propor aos alunos (dispostos em grupos de até três componentes) a elaboração uma maquete de alerta geral a população mostrando de um lado a cidade de São Paulo abastecida com água para todos os habitantes, e de outro lado, a cidade de São Paulo, sem água, seus rios secos, a sujeira, a falta de vida, a paisagem fúnebre, e outras sugestões para somar conhecimentos.

INFORMÁTICA

Os alunos deverão levar para a aula duas contas de água de sua residência; uma conta de água do ano passado, 2013, e uma mais recente (entre Janeiro á Abril de 2014). Escolher uma e por meio do computador e telão, fazer a leitura das contas em diferentes valores pagos e consumos, observar e pontuar sempre o nível de compreensão e dificuldades, em seguida com a utilização do ambiente de multimídias, solicitar que os alunos construam seus gráficos no conteúdo “Criando Gráficos”. Colorir e imprimir os gráficos para exposição em painéis com fins de alerta geral aos consumidores (comunidade escolar).



METODOLOGIA

Os principais usos da água em nosso dia a dia.

PASSO A PASSO

- Entregar aos estudantes uma cópia do artigo “Água”, disponível na Britannica Escola Online <http://escola.britannica.com.br/article/482837/agua>, que é uma plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares.
- Solicite que façam uma leitura atenta do artigo e, posteriormente, questione:
  • Qual é a composição química da água e quais são seus estados físicos?
  • Quais as atividades em que se utilizam a água nas residências, nos comércios e nos diferentes estabelecimentos industriais?
  • Nas atividades agrícolas, quais são os principais usos da água?
  • Como funciona o “ciclo da água”?
  • Quais são os principais problemas decorrentes do mau uso da água?
- Para responderem a estas questões, oriente-os a se organizarem em grupos de 3 a 4 alunos. Além da leitura do artigo “Água”, os estudantes podem pesquisar em livros didáticos de Geografia e Ciências, sites de busca na internet (sugira sites institucionais que disponibilizem informações confiáveis, como por exemplo, a Agência Nacional de Águas, disponível em <http://www.ana.gov.br/>, acesso em 15/05/2014), e outras fontes que abordem a temática.

- Os grupos devem entregar um relatório com os resultados de suas pesquisas, além de, apresentá-los em forma de seminário, com o auxílio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem).

 - Evidenciar a importância do uso mapas e outras formas cartográficas, além de imagens e documentários, como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.

- Com exemplo, indique o vídeo "O ciclo da água" disponível na plataforma multimídia Britannica Escola Online, <http://escola.britannica.com.br/assembly/149575/Detalhes-do-ciclo-da-agua-desde-a-formacao-de-nuvens>, (Figura 02) que mostra detalhes do ciclo da água, desde a formação de nuvens, até o escoamento aos oceanos pelos rios superficiais subterrâneos. Acesso em 15/05/2014.
Figura 02: O ciclo da água.

 Solicitar a xérox da letra da Música de Guilherme Arantes: Planeta Água, ler com os alunos e em ambiente multimídia selecionar links sobre o tema para que os alunos possam socializar informações e conscientizarem se de sua responsabilidade social perante seu semelhante, ao meio ambiente e ao Planeta Terra.


AVALIAÇÃO

 A avaliação será realizada de forma contínua, processual, objetiva e qualitativa levando-se em consideração os aspectos de cada etapa do plano de aula elaborado para cada disciplina e os objetivos específicos/ gerais esperados para cada competência e habilidades contidas no Projeto Pedagógico da Unidade Escolar e no Planejamento Anual, segundo os Referenciais Teóricos   e os RCN ‘S, destinados a cada ciclo da aprendizagem.



BIBLIOGRAFIA



ARANTES GUILHERME - PLANETA ÁGUA- Água, o mundo com ela...,e o mundo sem ela. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=OhDSOPxJMVU acesso em: 15/05/2014.

BORTOLOZZI, Arlêude. Educação Ambiental e o Ensino de Geografia: bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. 268f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.

_______________ Panorama da Educação Ambiental no Ensino Fundamental. Brasília, 2001, 150p

CANDAU, V. M. (org.) Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 2005.

CARVALHO, I. C. de M. A invenção ecológica: Narrativas e Trajetórias da Educação Ambiental no Brasil. Porto Alegre, RS, UFRGS Editora, 2002, 229p.

_______________ V.S. de. A ética na Educação Ambiental e a ética da Educação Ambiental. In: MACHADO, C.(et.al). Educação Ambiental Consciente. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2008. p.29-46 -GOUVEA, G.R.R. Rumos da Formação de Prof.


Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas Transversais. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf >Acesso em 15/05/14.

Água, o mundo com ela...o mundo sem ela

16 de maio de 2014

Vídeo Aula - Formatação trabalhos Normas ABNT

UMA ESCOLA PARA TODOS!!!

A ESCOLA DOS MEUS SONHOS - Frei Betto Na escola de meus sonhos, os alunos aprendem a cozinhar, a costurar, consertar eletrodomésticos, fazer pequenos reparos de eletricidade e de instalações hidráulicas, conhecer mecânica de automóvel e de geladeira, e algo de construção civil. Trabalham em horta, marcenaria e oficinas de escultura, desenho, pintura e música. Cantam no coro e tocam na orquestra. Uma semana ao ano integram-se, na cidade, ao trabalho de lixeiros, enfermeiras, carteiros, guardas de trânsito, policiais, repórteres, feirantes e cozinheiros profissionais. Assim, aprendem como a cidade se articula por baixo, mergulhando em suas conexões subterrâneas que, à superfície, nos asseguram limpeza urbana, socorro de saúde, segurança, informação e alimentação. Não há temas tabus. Todas as situações-limites da vida são tratadas com abertura e profundidade: dor, perda, falência, parto, morte, enfermidade, sexualidade e espiritualidade. Ali os alunos aprendem o texto dentro do contexto: a matemática busca exemplos na corrupção dos precatórios e nos leilões das privatizações; o português, na fala dos apresentadores de TV e nos textos de jornais; a geografia, nos suplementos de turismo e nos conflitos internacionais; a física, nas corridas da Fórmula 1 e pesquisas do supertelescópio Hubble; a química, na qualidade dos cosméticos e na culinária; a história, na violência de policiais a cidadãos, para mostrar os antecedentes na relação colonizadores-índios, senhores - escravos, Exército-Canudos etc. Na escola dos meus sonhos, a interdisciplinaridade permite que os professores de biologia e de educação física se complementem; a multidisciplinaridade faz com que a história do livro seja estudada a partir da análise de textos bíblicos; a transdisciplinaridade introduz aulas de meditação e de dança, e associa a história da arte à história das ideologias e das expressões litúrgicas. Se a escola for laica, o ensino religioso é plural: o rabino fala do judaísmo; o pai-de-santo do candomblé; o padre do catolicismo; o médium do espiritismo; o pastor do protestantismo; o guru do budismo etc. Se for católica, promove retiros espirituais e adequação do currículo ao calendário litúrgico da Igreja. Na escola dos meus sonhos, os professores são obrigados a fazerem periódicos treinamentos e cursos de capacitação, e só são admitidos se, além da competência, comungam com os princípios fundamentais da proposta pedagógica e didática. Porque é uma escola com ideologia, visão de mundo e perfil definido sobre o que são democracia e cidadania. Essa escola não forma consumidores, mas cidadãos. Ela não briga com a TV, mas leva-a para a sala de aula: são exibidos vídeos de anúncios e programas e, em seguida, analisados criticamente. A publicidade do iogurte é debatida; o produto, adquirido; sua química, analisada e comparada com a fórmula declarada pelo fabricante; as incompatibilidades denunciadas, bem como os fatores porventura nocivos à saúde. O programa de auditório de domingo é destrinchado: a proposta de vida subjacente; a visão de felicidade; a relação animador-platéia; os tabus e preconceitos reforçados etc. Em suma, não se fecha os olhos à realidade; muda-se a ótica de encará-la. Há uma integração entre escola, família e sociedade. A Política, com P maiúsculo, é disciplina obrigatória. As eleições para o grêmio ou diretório estudantil são levadas a sério e um mês por ano setores não vitais da instituição são administrados pelos próprios alunos. Os políticos e candidatos são convidados para debates e seus discursos analisados e comparados às suas práticas. Não há provas baseadas no prodígio da memória nem na sorte da múltipla escolha. Como fazia meu velho mestre Geraldo França de Lima, professor de História (hoje romancista e membro da Academia Brasileira de Letras), no dia da prova sobre a Independência do Brasil os alunos traziam à classe toda a bibliografia pertinente e, dadas as questões, consultavam os textos, aprendendo a pesquisar. Não há coincidência entre o calendário gregoriano e o curricular. João pode cursar a 5ª série em seis meses ou em seis anos, dependendo de sua disponibilidade, aptidão e recursos. É mais importante educar que instruir; formar pessoas que profissionais; ensinar a mudar o mundo que a ascender à elite. Dentro de uma concepção holística, ali a ecologia vai do meio ambiente aos cuidados com nossa unidade corpo-espírito, e o enfoque curricular estabelece conexões com o noticiário da mídia. Na escola dos meus sonhos, os professores são bem pagos e não precisam pular de colégio em colégio para poderem se manter. Pois é a escola de uma sociedade onde educação não é privilégio, mas direito universal e, o acesso a ela, dever obrigatório. Frei Betto é escritor, autor de “Alfabetto – Autobiografia Escolar” (Ática), entre outros livros.

OPORTUNIDADES!!!!!

Olá Amigos, Segue link para quem deseja fazer mestrado. http://www.usp.br/prolam/edital_prolam_selecao_2014.pdf

Concursos Abertos em Universidades

Postado conforme recorte oficial, sem fins lucrativos, somente para divulgação. Departamento de Recursos Humanos Concursos / Professores Os dados abaixo destinam-se exclusivamente a divulgação, não constituindo texto oficial, o qual se encontra publicado no Diário Oficial do Estado indicado. Informações detalhadas poderão ser obtidas nos e-mails descritos. Escola de Engenharia de Lorena - EELsrh@eel.usp.br 01 Professor Doutor, referência MS-3.1, em RDIDP (dedicação exclusiva), junto ao Departamento de Engenharia Química, na área de conhecimento de Modelagem e Simulação de Processos Químicos. Inscrições abertas pelo prazo de 60 (sessenta) dias, no período de 11.04 a 09.06.2014. Diário Oficial de 10.04.2014. Retificado no Diário Oficial do Estado de 30.04.2014 Edital 013/2014 01 Professor Doutor, referência MS-3.1, em RDIDP (dedicação exclusiva), junto ao Departamento de Engenharia Química, na área de conhecimento de Engenharia Química. Inscrições abertas pelo prazo de 60 (sessenta) dias, no período de 11.04 a 09.06.2014. Diário Oficial de 10.04.2014. Edital 014/2014 Escola Politécnica - EP servico.pessoal@poli.usp.br 01 Professor Doutor, referência MS-3, em RDIDP (dedicação exclusiva), junto ao Departamento de Engenharia de Construção Civil, com base na especialidade “Engenharia de Sistemas Prediais”. Inscrições abertas pelo prazo de 90 (noventa) dias, no período de 17.03 a 16.06.2014. Diário Oficial de 13.03.2014. Edital 010/2014 Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - ESALQ svpesesalq@usp.br 01 Professor Titular, referência MS-6, em RDIDP (dedicação exclusiva), junto ao Departamento de Ciências Biológicas, nas áreas: “Bioquímica de Plantas”, “Sistemática Vegetal de Criptógamos” , “Fisiologia de Plantas”, “Sistemática Vegetal de Angiosperma”. Inscrições abertas pelo prazo de 180 dias, no período de 10.03. a 05.09.2014. Diário Oficial de 07.03.2014. Edital 010/2014 Escola de Engenharia de São Carlos - EESC pes-eesc@usp.br 01 Professor Doutor, referência MS-3, em RDIDP (dedicação exclusiva), junto ao Departamento de Engenharia Mecânica. Inscrições abertas no período 24.03. a 22.05.2014. Diário Oficial de 20.03.2014. Retificado no Diário Oficial do Estado de 21.03.2014. Edital 018/2014 01 Professor Doutor, referência MS-3, em RDIDP (dedicação exclusiva), junto ao Departamento de Engenharia de Produção. Inscrições abertas no período 26.03. a 23.06.2014. Diário Oficial de 20.03.2014. Retificado no Diário Oficial do Estado de 21.03.2014. Edital 019/2014 01 Professor Titular, referência MS-6, em RDIDP (dedicação exclusiva), junto ao Departamento de Engenharia de Transportes, área de conhecimento: Geomática Aplicada à Engenharia de Transportes. Inscrições abertas pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias, no período de 25/11/2013 a 23/5/2014. Diário Oficial de 22.11.2013. Edital 082/2013 01 Professor Titular, referência MS-6, em RDIDP (dedicação exclusiva), junto ao Departamento de Engenharia de Transportes, área de conhecimento: Sistemas de Gerência de Pavimentos. Inscrições abertas pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias, no período de 25/11/2013 a 23/5/2014. Diário Oficial de 22.11.2013. Edital 083/2013 Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU ademicafau@usp.br 01 Professor Doutor, referência MS-3.1, em RTC (24 horas), junto ao Departamento de Tecnologia da Arquitetura. Inscrições abertas pelo prazo de 60 (sessenta) dias, no período de 24.02 a 24.04.2014. Diário Oficial de 19.02.2014. Edital 001/2014 Faculdade de Direito - FD eloide@usp.br 01 Professor Titular, referência MS-6, em RTC (24 horas), Departamento de Direito Econômico, Financeiro e Tributário – Área de Direito Econômico e Economia Política. Inscrições abertas pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias, no período de 09.01.2014 a 07.07.2014. Diário Oficial de 08.01.2014. Edital 001/2014 Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP adm-pessoal@ffclrp.usp.br 01 Professor Doutor, referência MS-3, em RDIDP, junto ao Departamento de Psicologia. Inscrições abertas pelo período de 04.04 a 02.06.2014. Diário Oficial de 03.04.2014. Edital 009/2014 01 Professor Doutor, referência MS-3, em RDIDP, junto ao Departamento de Biologia. Inscrições abertas pelo período de 30.04 a 29.05.2014. Diário Oficial de 29.04.2014. Edital 010/2014 Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH apoioaca1fflch@usp.br; apoioaca2fflch@usp.br 01 Professor Titular, referência MS-6, em RDIDP (dedicação exclusiva), junto ao Departamento de Letras Modernas, área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano Americana, disciplina de Literatura Espanhola. Inscrições abertas pelo prazo de 180 dias, a contar do primeiro dia útil subseqüente à primeira publicação deste Edital. Diário Oficial de 01.11.2013. Edital 006/2014 Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP iamacor@fmrp.usp.br 01 Professor Doutor, referência MS-3, em RDIDP, junto ao Departamento de Biomecânica, Medicina e Reabilitação do Aparelho Locomotor. Inscrições abertas pelo período de 17.04 a 16.06.2014. Diário Oficial de 17.04.2014. Edital 002/2014 01 Professor Doutor, referência MS-3, em RDIDP, junto ao Departamento de Farmacologia – Área de Farmacologia. Inscrições abertas pelo período de 17.04 a 16.06.2014. Diário Oficial de 17.04.2014. Edital 003/2014 01 Professor Titular, referência MS-6, em RDIDP (dedicação exclusiva), junto ao Departamento de Patologia e Medicina Legal. Inscrições abertas pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias, de 07.12.2013 a 03.06.2014. Diário Oficial de 05.12.2013. Edital 026/2013 Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto - FORP scpesforp@usp.br 01 Professor Titular, referência MS-6, em RDIDP (dedicação exclusiva), junto ao Departamento de Morfologia, Fisiologia e Patologia Básica. Inscrições abertas pelo período de 31.03. a 26.09.2014. Diário Oficial de 29.03.2014. Edital 005/2014 Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas - IAG scpesiag@usp.br 01 Professor Titular, referência MS-6, em RDIDP (dedicação exclusiva), junto ao Departamento de Geofísica. Inscrições abertas pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias, no período de 25.04. a 21.10.2014. Diário Oficial de 24.04.2014. Edital 019/2014 Instituto de Biociências- IB academica@ib.usp.br 01 Professor Titular, referência MS-6, em RDIDP (dedicação exclusiva), junto ao Departamento de Botânica. Inscrições abertas pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias, de 24.03 a 19.09.2014. Diário Oficial de 22.03.2014. Edital 006/2014 Instituto de Ciências Biomédicas - ICB servdp@icb.usp.br 01 Professor Doutor, referência MS-3.1, em RDIDP, junto ao Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento. Inscrições abertas pelo prazo de 90 (noventa) dias, a contar da data da primeira publicação deste Edital. Diário Oficial de 02.04.2014. Edital 010/2014 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC pessoal@icmc.usp.br 01 Professor Doutor, referência MS-3, em RDIDP, junto ao Departamento de Matemática Aplicada e Estatística. Inscrições abertas pelo período de 04.04. a 02.07.2014. Diário Oficial de 03.04.2014. Edital 020/2014 01 Professor Titular, referência MS-6, em RDIDP, junto ao Departamento de Departamento de Matemática. Inscrições abertas pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias, no período de 04.04 a 30.09.2014. Diário Oficial de 03.04.2014. Atenção Professores Interessados!!!! Edital 021/2014 02 Professores Titulares, referência MS-6, em RDIDP, junto ao Departamento de Matemática Aplicada e Estatística. Inscrições abertas pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias, no período de 05.05 a 31.10.2014. Diário Oficial de 30.04.2014 Edital 028/2014 Instituto de Física de São Carlos - IFSC beth@if.sc.usp.br 01 Professor Titular, MS-6, em RDIDP (dedicação exclusiva), junto ao Departamento de Física e Ciências dos Materiais, áreas de conhecimento: Óptica Quântica, Óptica Não-Linear, Física da Matéria Condensada, Biologia Molecular e Estrutural, Ciências Biomoleculares Aplicadas ao Desenvolvimento de Novos Fármacos e Sistemas complexos aplicados em análise de imagens e reconhecimento de padrões; e o respectivo programa que segue: Óptica e informação quântica, Interação da luz com a matéria, Processos ópticos não-lineares induzidos por pulsos ultracurtos, Formação e propriedades de nanoestruturas em matéria condensada, Estrutura atômica e eletrônica de materiais inorgânicos, Propriedades ópticas e de transporte de nanoestruturas semicondutoras, Interação spin órbita e spintrônica em semicondutores, Biologia molecular, parasitologia molecular e estrutural, Planejamento e desenvolvimento de novos fármacos para doenças negligenciadas e câncer e Métodos baseados em sistemas complexos aplicados em análise de imagens e reconhecimento de padrões. Inscrições abertas pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias, no período de 31.10.2013 a 28.04.2014. Diário Oficial de 30.10.2013. Edital 038/2013 Instituto de Química de São Carlos - IQSC svpessoal@iqsc.usp.br 01 Professor Doutor, referência MS-3, em RDIDP (dedicação exclusiva), junto ao Departamento de Química e Física Molecular, na área de QUÍMICA ANALÍTICA. Inscrições abertas pelo prazo de 90 (sessenta) dias, no período de 05.02 a 06.05.2014. Diário Oficial de 05.02.2014. Edital 002/2014 Última atualização em 29.04.2014 Por Robson César Zanovelo Serviço de Expediente e Controle de Legislação e Documentos - SVEXCLD.