Translate

17 de maio de 2014

Plano de Aula - Falta de Água em São Paulo



PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR


TEMA: “Preservação da Água no Planeta Terra”

TÍTULO: “ÁGUA: NOSSO BEM NATURAL E CULTURAL”

ANO: 3º e 4º Anos – Ensino Fundamental I.

DURAÇÃO: 08 aulas


JUSTIFICATIVA

                       Atualmente a cidade de São Paulo passa por uma das piores crises de falta de água, todos os dias em diversos jornais do país, o mesmo jargão em torno da questão do consumo consciente da água é abordado de diversas chamadas à população.
                       Sendo assim, urge a necessidade de orientar e conscientizar as crianças para o problema social que estamos enfrentando na cidade de São Paulo, e no mundo.

OBJETIVOS

Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos de utilização dos seus recursos naturais;
Reconhecer os diversos usos da água e saber como reaproveitá-la;
Compreender e entender o ciclo da água;

Reconhecer a importância da água para a manutenção da vida no planeta Terra, não só para o homem, mas também, de todos os seres vivos.

Compreender e relacionar as questões sociais, ambientais e tecnológicas associadas aos problemas causados ao meio ambiente, chamando a atenção para a falta de água doce no planeta.

Atentar aos desafios colocados pelas dimensões dos problemas ambientais a que se tem assistido nos últimos dias e, entre esses problemas, a escassez de água doce no planeta.
Compreender os princípios que vêm norteando as decisões e ações políticas mais importantes dos governos dos cinco continentes, no que diz respeito à preservação do meio ambiente.
Compreender que em sua luta constante para satisfazer suas necessidades, o homem modificou e humanizou profundamente as paisagens naturais, muitas vezes não preservando o meio ambiente.
Levar o aluno à compreensão da relação entre meio ambiente (natureza) e atividades humanas (sociedade), e à diferenciação entre os recursos renováveis e os não-renováveis.
Desenvolver atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, cidadão, multiplicativo e que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares, em suas comunidades a fim de evitarmos possível racionamento, ou até mesmo a escassez da água.


LÍNGUA PORTUGUESA

Abordagens e conhecimentos prévios sobre as questões da água e sua importância no dia a dia do ser humano, trabalhar a leitura e interpretação da música: Planeta Água- Guilherme Arantes (ouvir a música no primeiro momento, e em seguida explorar dos alunos esses conhecimentos prévios, observando a relação que os mesmos estabelecem entre a música, o tema e a leitura de um fragmento de jornal constando a notícia da falta de água em São Paulo. Em seguida o professor poderá explorar as questões de ortografia, concordância verbal e nominal, e substantivos. Revisão da aprendizagem, exercícios e correção, e confecção de cartazes para conscientização do consumo consciente.



CIÊNCIAS

 Abordagens e conhecimentos prévios sobre as questões da água e sua importância no dia a dia do ser humano. Interrogar a classe sobre questões com propósitos de diagnóstico de ensino, como a exemplos; Qual a quantidade de água que devemos consumir para a manutenção do nosso corpo diariamente e Por quê? A quantidade de água necessária à sobrevivência dos seres humanos é a mesma que para os animais? O que eles sabem sobre a reutilização da água e como ela pode ser feita em casa? O que acontece com a água da chuva quando cai no solo e para onde ela vai?  Associar e fazer socialização das falas dos alunos transformando-as em aprendizagens contextualizadas aos aspectos científicos, aplicação de exercícios de auto-avaliação do conhecimento. Propor aos alunos (dispostos em grupos de até três componentes) a elaboração um texto e ilustração sobre o tema da aula com propósitos de divulgação científica e alerta geral a população.

GEOGRAFIA

Abordagens e conhecimentos prévios sobre as questões da água e sua importância no dia a dia do ser humano. Interrogar a classe sobre questões com propósitos de diagnóstico de ensino, como a exemplos; Como será que a água chega até a torneira de cada casa? De onde vem a água? Quais os processos percorridos pela água até chegar às residências? Como podemos economizar a água em nossa casa, na escola, e em diferentes contextos sociais? Por que São Paulo está passando por essa crise de falta de água nos últimos meses? Quais locais do Brasil concentram-se maior parte de litorais e bacias hidrográficas? Por que ocorrem as estiagens e as diferenças climáticas? Associar e fazer socialização das falas dos alunos transformando-as em aprendizagens contextualizadas aos aspectos científicos, aplicação de exercícios de auto-avaliação do conhecimento. Propor aos alunos (dispostos em grupos de até três componentes) a elaboração uma maquete de alerta geral a população mostrando de um lado a cidade de São Paulo abastecida com água para todos os habitantes, e de outro lado, a cidade de São Paulo, sem água, seus rios secos, a sujeira, a falta de vida, a paisagem fúnebre, e outras sugestões para somar conhecimentos.

INFORMÁTICA

Os alunos deverão levar para a aula duas contas de água de sua residência; uma conta de água do ano passado, 2013, e uma mais recente (entre Janeiro á Abril de 2014). Escolher uma e por meio do computador e telão, fazer a leitura das contas em diferentes valores pagos e consumos, observar e pontuar sempre o nível de compreensão e dificuldades, em seguida com a utilização do ambiente de multimídias, solicitar que os alunos construam seus gráficos no conteúdo “Criando Gráficos”. Colorir e imprimir os gráficos para exposição em painéis com fins de alerta geral aos consumidores (comunidade escolar).



METODOLOGIA

Os principais usos da água em nosso dia a dia.

PASSO A PASSO

- Entregar aos estudantes uma cópia do artigo “Água”, disponível na Britannica Escola Online <http://escola.britannica.com.br/article/482837/agua>, que é uma plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares.
- Solicite que façam uma leitura atenta do artigo e, posteriormente, questione:
  • Qual é a composição química da água e quais são seus estados físicos?
  • Quais as atividades em que se utilizam a água nas residências, nos comércios e nos diferentes estabelecimentos industriais?
  • Nas atividades agrícolas, quais são os principais usos da água?
  • Como funciona o “ciclo da água”?
  • Quais são os principais problemas decorrentes do mau uso da água?
- Para responderem a estas questões, oriente-os a se organizarem em grupos de 3 a 4 alunos. Além da leitura do artigo “Água”, os estudantes podem pesquisar em livros didáticos de Geografia e Ciências, sites de busca na internet (sugira sites institucionais que disponibilizem informações confiáveis, como por exemplo, a Agência Nacional de Águas, disponível em <http://www.ana.gov.br/>, acesso em 15/05/2014), e outras fontes que abordem a temática.

- Os grupos devem entregar um relatório com os resultados de suas pesquisas, além de, apresentá-los em forma de seminário, com o auxílio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem).

 - Evidenciar a importância do uso mapas e outras formas cartográficas, além de imagens e documentários, como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.

- Com exemplo, indique o vídeo "O ciclo da água" disponível na plataforma multimídia Britannica Escola Online, <http://escola.britannica.com.br/assembly/149575/Detalhes-do-ciclo-da-agua-desde-a-formacao-de-nuvens>, (Figura 02) que mostra detalhes do ciclo da água, desde a formação de nuvens, até o escoamento aos oceanos pelos rios superficiais subterrâneos. Acesso em 15/05/2014.
Figura 02: O ciclo da água.

 Solicitar a xérox da letra da Música de Guilherme Arantes: Planeta Água, ler com os alunos e em ambiente multimídia selecionar links sobre o tema para que os alunos possam socializar informações e conscientizarem se de sua responsabilidade social perante seu semelhante, ao meio ambiente e ao Planeta Terra.


AVALIAÇÃO

 A avaliação será realizada de forma contínua, processual, objetiva e qualitativa levando-se em consideração os aspectos de cada etapa do plano de aula elaborado para cada disciplina e os objetivos específicos/ gerais esperados para cada competência e habilidades contidas no Projeto Pedagógico da Unidade Escolar e no Planejamento Anual, segundo os Referenciais Teóricos   e os RCN ‘S, destinados a cada ciclo da aprendizagem.



BIBLIOGRAFIA



ARANTES GUILHERME - PLANETA ÁGUA- Água, o mundo com ela...,e o mundo sem ela. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=OhDSOPxJMVU acesso em: 15/05/2014.

BORTOLOZZI, Arlêude. Educação Ambiental e o Ensino de Geografia: bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. 268f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.

_______________ Panorama da Educação Ambiental no Ensino Fundamental. Brasília, 2001, 150p

CANDAU, V. M. (org.) Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 2005.

CARVALHO, I. C. de M. A invenção ecológica: Narrativas e Trajetórias da Educação Ambiental no Brasil. Porto Alegre, RS, UFRGS Editora, 2002, 229p.

_______________ V.S. de. A ética na Educação Ambiental e a ética da Educação Ambiental. In: MACHADO, C.(et.al). Educação Ambiental Consciente. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2008. p.29-46 -GOUVEA, G.R.R. Rumos da Formação de Prof.


Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas Transversais. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf >Acesso em 15/05/14.