Ao iniciar sua proposta de intenção didática da aprendizagem, é necessário que o professor já tenha em mente uma avaliação diagnóstica para obter suportes de como irá iniciar sua proposta de trabalho, no qual seus alunos deverão por exemplo; reportar em falas, mensagens, ou desenhos, e outros meios de comunicação se os mesmos tinham conhecimento de mundo sobre o assunto.
Após o contato inicial da atividade planejada e acordada com seus alunos solicite a investigação inicial do processo e vá anotando suas observações quanto ao desempenho da turma, dificuldades, aceitação, sentimentos, envolvimento e outros que considerar necessário. Por exemplo: Suponhamos que você deseja ensinar sobre as árvores, peça-lhes que façam um desenho de uma árvore sobre um papel branco. Guarde os resultados para sua análise.
Observe que as seguintes situações ou falas poderão (ou não) ocorrer: -Alguns conseguirão, outros questionarão muitas dúvidas a respeito do assunto, outros dirão não saber desenhar, outros abordarão que não havia um referencial para que eles pudessem observar, entre outros, para a partir daí então, poder iniciar o desenho; ou seja, a reprodução. Então você estará de posse da situação diagnóstica de seus alunos referente àquele tema, e assim poderá pensar e pesquisar sobre formas de como ensinar o conteúdo desejado, quais os objetivos, duração de tempo, espaços, professores colaboradores, público- alvo, conteúdo, avaliação, materiais utilizados, número de aulas disponibilizadas, e produto final de seu trabalho.
Diante desse diagnóstico (já previsto em seu planejamento), utilize o mesmo para executar um novo planejamento de sua intenção didática de ensino sobre o tema desejado, e assim reformulando seu trabalho de acordo com os apontamentos obtidos na aula anterior, replaneje o assunto. Professor é importante que você organize um Plano didático, um Projeto ou uma Sequência Didática baseada na observação de grandes artistas famosos que pintaram a natureza (principalmente as árvores), onde os alunos observarão as imagens e discutirão com seus pares e com você, professora, sobre os pôsteres, as imagens e outros seguimentos pertinentes ao tema e assim terás condições disponíveis de analisar se os mesmos estão prontos para que possas seguir em frente na etapa para seu trabalho, aprecio muito o trabalho com sequências didáticas, portanto optaria à próxima etapa da sua “SD”.
Resposta confirmada diante do quesito inicial; avance, caso contrário retome novamente. Pensemos que a resposta foi afirmativa então repense novamente em como explorar tudo o que conseguiu construir na memória e aprendizagem de seus alunos com essa atividade.
Assim sendo os espaços utilizados dentro de sala de aula poderão ser transportados ao contexto exterior da classe com o objetivo de realização de uma pesquisa de campo destinada à constatação do que seus alunos viram e observaram nas imagens, e então, poderão dialogar entre seus pares, muitos aspectos referentes a diversas espécies de árvores, características, e origens das mesmas.
Assim sendo os espaços utilizados dentro de sala de aula poderão ser transportados ao contexto exterior da classe com o objetivo de realização de uma pesquisa de campo destinada à constatação do que seus alunos viram e observaram nas imagens, e então, poderão dialogar entre seus pares, muitos aspectos referentes a diversas espécies de árvores, características, e origens das mesmas.
Faça uma nova revisão do que foi ensinado, revise as etapas e vá deixando que eles relembrem a maneira como a aula foi conduzida até a aprendizagem, continue interrogando, complementado, contextualizando, e ao ter a certeza que todos compreenderam; então é hora de pensar na avaliação.
Concluído seu trabalho, você precisará de registros legais que comprovem a aprendizagem, então agora chegou a hora; proponha uma avaliação escrita (dissertação), avaliação com múltiplas escolhas, e uma auto-avaliação, por fim para concretizar seu trabalho, realize nova discussão com seus alunos e peça para que eles imaginem a ideia anterior que tinham sobre o tema (antes da experimentação e pós- experimentação).
Observando que eles já estão todos prontos à etapa posterior, disponibilize materiais necessários e solicite -lhes a elaboração do desenho de uma árvore (segundo seu projeto), conforme o que eles já conhecem, e aguarde; grande surpresa: resultado positivo, objetivos alcançados e com direito à exposição e premiação. Pense nisso! Ah! Lembre-se que essas são apenas sugestões, tudo dependerá de sua criatividade, e isso nós, professores, temos demais, somos muito criativos.
Quer participar...envie-nos sua sugestão, ficaremos gratos por poder contribuir com uma Educação de Qualidade no Brasil.
Acredito muito em sua vitória meu amigo (a) professor (a).
Quer participar...envie-nos sua sugestão, ficaremos gratos por poder contribuir com uma Educação de Qualidade no Brasil.
Acredito muito em sua vitória meu amigo (a) professor (a).
Um forte abraço,
Profª Zilda
