Translate

26 de agosto de 2014

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NA APRENDIZAGEM


              A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NA APRENDIZAGEM

   Ao iniciar sua proposta de intenção didática da aprendizagem, é necessário que o professor já tenha em mente uma avaliação diagnóstica para obter suportes de como irá iniciar sua proposta de trabalho, no qual seus alunos deverão por exemplo; reportar em falas, mensagens, ou desenhos, e outros meios de comunicação se os mesmos tinham conhecimento de mundo sobre o assunto.  
   Após o contato inicial da atividade planejada e acordada com seus alunos solicite a investigação inicial do processo e vá anotando suas observações quanto ao desempenho da turma, dificuldades, aceitação, sentimentos, envolvimento e outros que considerar necessário. Por exemplo: Suponhamos que  você deseja ensinar sobre as árvores, peça-lhes que façam um desenho de uma árvore sobre um papel branco. Guarde os resultados para sua análise.
   Observe que as seguintes situações ou falas poderão (ou não) ocorrer: -Alguns conseguirão, outros questionarão muitas dúvidas a respeito do assunto, outros dirão não saber desenhar, outros abordarão que não havia um referencial para que eles pudessem observar, entre outros, para a partir daí então, poder iniciar o desenho; ou seja, a reprodução. Então você estará de posse da situação diagnóstica de seus alunos referente àquele tema, e assim poderá pensar e pesquisar sobre formas de como ensinar o conteúdo desejado, quais os objetivos, duração de tempo, espaços, professores colaboradores, público- alvo, conteúdo, avaliação, materiais utilizados, número de aulas disponibilizadas, e produto final de seu trabalho.
     Diante desse diagnóstico (já previsto em seu planejamento), utilize o mesmo para executar um novo planejamento de sua intenção didática de ensino sobre o tema desejado, e assim reformulando seu trabalho de acordo com os apontamentos obtidos na aula anterior, replaneje o assunto. Professor é importante que você organize um Plano didático, um Projeto ou uma Sequência Didática baseada na observação de grandes artistas famosos que pintaram a natureza (principalmente as árvores), onde os alunos observarão as imagens e discutirão com seus pares e com você, professora, sobre os pôsteres, as imagens e outros seguimentos pertinentes ao tema e assim terás condições disponíveis de analisar se os mesmos estão prontos para que possas seguir em frente na etapa para seu trabalho, aprecio muito o trabalho com sequências didáticas, portanto optaria à próxima etapa da sua “SD”. 
     Resposta confirmada diante do quesito inicial; avance, caso contrário retome novamente. Pensemos que a resposta foi afirmativa então repense novamente em como explorar tudo o que conseguiu construir na memória e aprendizagem de seus alunos com essa atividade. 
   
    Assim sendo os espaços utilizados dentro de sala de aula poderão ser transportados ao contexto exterior da classe com o objetivo de realização de uma pesquisa de campo destinada à constatação do que seus alunos viram e observaram nas imagens, e então, poderão dialogar entre seus pares, muitos aspectos referentes a diversas espécies de árvores, características, e origens das mesmas.
    Faça uma nova revisão do que foi ensinado, revise as etapas e vá deixando que eles relembrem a maneira como a aula foi conduzida até a aprendizagem, continue interrogando, complementado, contextualizando, e ao ter a certeza que todos compreenderam; então é hora de pensar na avaliação. 
   Concluído seu trabalho, você precisará de registros legais que comprovem a aprendizagem, então agora chegou a hora;  proponha uma avaliação escrita (dissertação), avaliação com múltiplas escolhas, e uma auto-avaliação, por fim para concretizar seu trabalho, realize nova discussão com seus alunos e peça para que eles imaginem a ideia anterior que tinham sobre o tema (antes da experimentação e pós- experimentação). 
   Observando que eles já estão todos prontos à etapa posterior, disponibilize materiais necessários e solicite -lhes a elaboração do desenho de uma árvore (segundo seu projeto), conforme o que eles já conhecem, e aguarde;  grande surpresa: resultado positivo, objetivos alcançados e com direito à exposição e premiação. Pense nisso!  Ah! Lembre-se que essas são apenas sugestões, tudo dependerá de sua criatividade, e isso nós, professores, temos demais, somos muito criativos.

  Quer participar...envie-nos sua sugestão, ficaremos gratos por poder contribuir com uma Educação de Qualidade no Brasil.


Acredito muito em sua vitória meu amigo (a) professor (a).
Um forte abraço,
Profª Zilda

https://www.google.com.br/search?q=De+angeli+arvore+pintada+no+muro+de+escola&espv=2&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=gD38U8eEA4OfyAT_y4GoDQ&ved=0CD4QsAQ&biw=1366&bih=643