Exercício com sinais de pontuação
Postado por Prof: Ray Costa ,
Exercício com sinais de pontuação
1) A pontuação muda a entonação e o sentido da frase?
a) ( ) Não.
b) ( ) Sim.
2) Das (04) frases abaixo, apenas três, está com a pontuação correta.
1. Juca, não vá ao shopping.
2. Juca? Não! Vá ao shopping.
3. Juca não, vá ao shopping.
4. Juca não vá ao, shopping.
Qual a frase que está com a pontuação inadequada
a) ( ) A frase nº 4.
b) ( ) A frase nº 2.
3) Dentre as questões abaixo, tem uma que está empregando a pontuação
errada. Marque (F) para (Falso) e (V) para (verdadeiro)
1. ( ) Ontem! Não viemos ao treino de, natação.
2. ( ) Ontem não viemos ao treino de natação.
3. ( ) Ontem não, viemos ao treino de natação.
4. ( ) Ontem? Não! Viemos ao treino de natação.
5. ( ) Ontem não viemos ao treino de natação?
6. ( ) Ontem não? Viemos ao treino de natação!
A opção certa é?
a) ( ) f, V, V, V, V, F.
b) ( ) F, V, V, V, V, V.
4) Marque nas frases abaixo, (F) para (Falso) e (V) para (verdadeiro),
quanto ao uso da vírgula (,).
1. ( ) São Miguel, 05 de agosto de 2012.
2. ( ) Avenida, Castelo Branco, 71, São Luís.
3. ( ) Avenida Castelo Branco, 71, São Luís.
4. ( ) Danielle foi à papelaria e comprou caderno, lápis, borracha,
caneta, cola e apontador.
5. ( ) No meu aniversário ganhei uma bola, um relógio, uma camiseta e
uma calça.
6. ( ) Alô, Laura, tudo bem?
7. ( ) Para de latir, Totó.
8. ( ) Rodrigo, você ganhou a rifa?
9. ( ) Para, de latir, Totó.
10. ( ) Rodrigo você, ganhou a rifa?
A resposta correta é?
a) ( ) V, F, V, V, V, V, V, V, F, F.
b) ( ) V, V, V, V, V, F, V, F, V, F.
Gabarito: 1B, 2A, 3B, 4A.
O Mistério da herança - texto para trabalhar a pontuação.
Esse texto é excelente para trabalhar pontuação em sala de aula de uma
forma leve e divertida. Despertará o interesse dos alunos.
Que tal aproveitar um texto que anda circulando pela internet, para
realizar, em sala de aula, uma vivência lúdica e divertida sobre a importância
da correta pontuação em um texto? Esta é mais uma proposta pedagógica , para
enriquecer as atividades do professor de Produção Textual.
Este exercício apropria-se de um texto que tem circulado pela internet,
como simples brincadeira. Na proposta pedagógica aqui criada, o objetivo é
demonstrar aos alunos que uma vírgula, um ponto de interrogação ou um ponto
final, corretamente empregados, podem, sim, fazer toda a diferença. É
importante que o professor, na etapa inicial do exercício, relembre alguns
aspectos principais da pontuação e os cuidados para os erros mais comuns devido
ao seu emprego indevido. Outro aspecto importante a ser abordado: a importância
da clareza no desenvolvimento de um texto.
Desenvolvimento:
1. Dividir a sala em quatro subgrupos (ou múltiplos de quatro, para
salas maiores).
2. Entregar papel e caneta. No papel, para criar um certo “clima”, o
professor pode desenhar uma moldura bem bonita, contendo dentro dela a palavra
“Testamento” e o texto que será trabalhado.
3. Contar a história que dará origem ao exercício:
O Mistério da Herança
Um homem rico estava muito mal, agonizando. Dono de uma grande fortuna,
não teve tempo de fazer o seu testamento. Lembrou, nos momentos finais, que
precisava fazer isso. Pediu, então, papel e caneta. Só que, com a ansiedade em
que estava para deixar tudo resolvido, acabou complicando ainda mais a
situação, pois deixou um testamento sem nenhuma pontuação. Escreveu assim:
'Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a
conta do padeiro nada dou aos pobres.'
Morreu, antes de fazer a pontuação.
A quem deixava ele a fortuna? Eram quatro concorrentes. O objetivo deste
exercício é que cada um dos grupos traga a fortuna para o seu lado. Ou seja, a
partir de agora, cada um dos grupos agirá como se fossem os advogados dos
herdeiros. O grupo 1 representará o sobrinho. O grupo 2 representará a irmã. O
grupo 3 deverá fazer com que o padeiro herde a riqueza. E, finalmente, o grupo
4 deverá será responsável para a riqueza do falecido chegar apenas às mãos dos
pobres.
Ao final do exercício, o professor divulgará como deveria ficar cada um
dos textos.
Resposta:
1) O sobrinho fez a seguinte pontuação:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a
conta do padeiro. Nada dou aos pobres.
2) A irmã chegou em seguida. Pontuou assim o escrito :
Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a
conta do padeiro. Nada dou aos pobres.
3) O padeiro puxou a brasa pra sardinha dele:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a
conta do padeiro. Nada dou aos pobres.
4) Então, chegaram os pobres da cidade. Espertos, fizeram esta
interpretação:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais ! Será paga a
conta do padeiro? Nada! Dou aos pobres.
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Pneu Furado - Luís Fernando Veríssimo - exemplo de crônica, fácil
leitura e interpretação.
Esse texto é bem leve e pode ser
usado de várias forma pelo professor, uma delas poderia ser exemplificar
o gênero crônica.
PNEU FURADO
O carro estava encostado no meio-fio, com um pneu furado. De pé ao lado
do carro, olhando desconsoladamente para o pneu, uma moça muito bonitinha.
Tão bonitinha que atrás parou outro carro e dele desceu um homem dizendo
"Pode deixar". Ele trocaria o pneu.
- Você tem macaco? - perguntou o homem.
- Não - respondeu a moça.
- Tudo bem, eu tenho - disse o homem - Você tem estepe?
- Não - disse a moça.
- Vamos usar o meu - disse o homem.
E pôs-se a trabalhar, trocando o pneu, sob o olhar da moça.
Terminou no momento em que chegava o ônibus que a moça estava esperando.
Ele ficou ali, suando, de boca aberta, vendo o ônibus se afastar.
Dali a pouco chegou o dono do carro.
- Puxa, você trocou o pneu pra mim. Muito obrigado.
- É. Eu... Eu não posso ver pneu furado. Tenho que trocar.
- Coisa estranha.
- É uma compulsão. Sei lá.
(Luís Fernando Veríssimo. Livro: Pai não entende nada. L&PM, 1991).
