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28 de setembro de 2015

AVALIAÇÃO BIMESTRAL


Exercício com sinais de pontuação
Postado por Prof: Ray Costa ,
Exercício com sinais de pontuação
1) A pontuação muda a entonação e o sentido da frase?
a) ( ) Não.
b) ( ) Sim.
2) Das (04) frases abaixo, apenas três, está com a pontuação correta.
1. Juca, não vá ao shopping.
2. Juca? Não! Vá ao shopping.
3. Juca não, vá ao shopping.
4. Juca não vá ao, shopping.
Qual a frase que está com a pontuação inadequada
a) ( ) A frase nº 4.
b) ( ) A frase nº 2.

3) Dentre as questões abaixo, tem uma que está empregando a pontuação errada. Marque (F) para (Falso) e (V) para (verdadeiro)
1. ( ) Ontem! Não viemos ao treino de, natação.
2. ( ) Ontem não viemos ao treino de natação.
3. ( ) Ontem não, viemos ao treino de natação.
4. ( ) Ontem? Não! Viemos ao treino de natação.
5. ( ) Ontem não viemos ao treino de natação?
6. ( ) Ontem não? Viemos ao treino de natação!
A opção certa é?
a) ( ) f, V, V, V, V, F.
b) ( ) F, V, V, V, V, V.
4) Marque nas frases abaixo, (F) para (Falso) e (V) para (verdadeiro), quanto ao uso da vírgula (,).
1. ( ) São Miguel, 05 de agosto de 2012.
2. ( ) Avenida, Castelo Branco, 71, São Luís.
3. ( ) Avenida Castelo Branco, 71, São Luís.
4. ( ) Danielle foi à papelaria e comprou caderno, lápis, borracha, caneta, cola e apontador.
5. ( ) No meu aniversário ganhei uma bola, um relógio, uma camiseta e uma calça.
6. ( ) Alô, Laura, tudo bem?
7. ( ) Para de latir, Totó.
8. ( ) Rodrigo, você ganhou a rifa?
9. ( ) Para, de latir, Totó.
10. ( ) Rodrigo você, ganhou a rifa?
A resposta correta é?
a) ( ) V, F, V, V, V, V, V, V, F, F.
b) ( ) V, V, V, V, V, F, V, F, V, F.


Gabarito: 1B, 2A, 3B, 4A.



O Mistério da herança - texto para trabalhar a pontuação.
Esse texto é excelente para trabalhar pontuação em sala de aula de uma forma leve e divertida. Despertará o interesse dos alunos.

Que tal aproveitar um texto que anda circulando pela internet, para realizar, em sala de aula, uma vivência lúdica e divertida sobre a importância da correta pontuação em um texto? Esta é mais uma proposta pedagógica , para enriquecer as atividades do professor de Produção Textual.

Este exercício apropria-se de um texto que tem circulado pela internet, como simples brincadeira. Na proposta pedagógica aqui criada, o objetivo é demonstrar aos alunos que uma vírgula, um ponto de interrogação ou um ponto final, corretamente empregados, podem, sim, fazer toda a diferença. É importante que o professor, na etapa inicial do exercício, relembre alguns aspectos principais da pontuação e os cuidados para os erros mais comuns devido ao seu emprego indevido. Outro aspecto importante a ser abordado: a importância da clareza no desenvolvimento de um texto.

Desenvolvimento:
1. Dividir a sala em quatro subgrupos (ou múltiplos de quatro, para salas maiores).

2. Entregar papel e caneta. No papel, para criar um certo “clima”, o professor pode desenhar uma moldura bem bonita, contendo dentro dela a palavra “Testamento” e o texto que será trabalhado.

3. Contar a história que dará origem ao exercício:

O Mistério da Herança

Um homem rico estava muito mal, agonizando. Dono de uma grande fortuna, não teve tempo de fazer o seu testamento. Lembrou, nos momentos finais, que precisava fazer isso. Pediu, então, papel e caneta. Só que, com a ansiedade em que estava para deixar tudo resolvido, acabou complicando ainda mais a situação, pois deixou um testamento sem nenhuma pontuação. Escreveu assim:

'Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres.'
Morreu, antes de fazer a pontuação.

A quem deixava ele a fortuna? Eram quatro concorrentes. O objetivo deste exercício é que cada um dos grupos traga a fortuna para o seu lado. Ou seja, a partir de agora, cada um dos grupos agirá como se fossem os advogados dos herdeiros. O grupo 1 representará o sobrinho. O grupo 2 representará a irmã. O grupo 3 deverá fazer com que o padeiro herde a riqueza. E, finalmente, o grupo 4 deverá será responsável para a riqueza do falecido chegar apenas às mãos dos pobres.

Ao final do exercício, o professor divulgará como deveria ficar cada um dos textos.

Resposta:

1) O sobrinho fez a seguinte pontuação:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

2) A irmã chegou em seguida. Pontuou assim o escrito :
Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

3) O padeiro puxou a brasa pra sardinha dele:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

4) Então, chegaram os pobres da cidade. Espertos, fizeram esta interpretação:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais ! Será paga a conta do padeiro? Nada! Dou aos pobres.
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Sala de aula - Texto para trabalhar pontuação.


Texto: Sinais de Pontuação.
Pneu Furado - Luís Fernando Veríssimo - exemplo de crônica, fácil leitura e interpretação.
Esse texto é bem leve  e pode ser usado de  várias forma pelo  professor, uma delas poderia ser exemplificar o gênero crônica.

PNEU FURADO

O carro estava encostado no meio-fio, com um pneu furado. De pé ao lado do carro, olhando desconsoladamente para o pneu, uma moça muito bonitinha.
Tão bonitinha que atrás parou outro carro e dele desceu um homem dizendo
"Pode deixar". Ele trocaria o pneu.
- Você tem macaco? - perguntou o homem.
- Não - respondeu a moça.
- Tudo bem, eu tenho - disse o homem - Você tem estepe?
- Não - disse a moça.
- Vamos usar o meu - disse o homem.
E pôs-se a trabalhar, trocando o pneu, sob o olhar da moça.
Terminou no momento em que chegava o ônibus que a moça estava esperando. Ele ficou ali, suando, de boca aberta, vendo o ônibus se afastar.
Dali a pouco chegou o dono do carro.
- Puxa, você trocou o pneu pra mim. Muito obrigado.
- É. Eu... Eu não posso ver pneu furado. Tenho que trocar.
- Coisa estranha.
- É uma compulsão. Sei lá.


(Luís Fernando Veríssimo. Livro: Pai não entende nada. L&PM, 1991).