Translate

24 de abril de 2015

COMO PLANEJAR UMA REUNIÃO PEDAGÓGICA PARA O INICIO DO ANO LETIVO

ESCOLA ESTADUAL PARQUE ENCONTRANDO A FELICIDADE II
ENDEREÇO: RUA DA APRENDIZAGEM CONTÍNUA Nº 10- Jardim Esperança do Professor
                    
Trata-se da primeira reunião do ano, com duração de uma hora. Você é o gestor pedagógico e esta é também a sua primeira reunião na escola. Seu público-alvo é composto de professores da Educação Básica dessa escola. 
O objetivo é descobrir o que os professores sabem sobre como as pessoas aprendem. Descreva com detalhes as estratégias que você vai utilizar para alcançar seu objetivo e como vai avaliar se ele foi alcançado. Utilize para isso, no máximo cinco linhas. Para finalizar esta atividade, você deverá avaliá-la, tomando como parâmetro o Plano de Ensino da disciplina, que se encontra no alto da página da nossa sala. Tente resumir essa sua avaliação em três linhas.
          DESCREVENDO AS ETAPAS DA REUNIÃO PEDAGÓGICA
Enquanto gestor pedagógico, ainda que conheça alguns, ou nenhum dos professores, proponho como sugestão: uma sondagem prévia sobre as características do meu público alvo e comunidade escolar, por meio de uma visita anterior á escola, e, em uma reunião, conversando com meus pares, diretor, e vice- diretor; chegarmos a um consenso sobre quais abordagens devem ser feitas na proposta de primeiro dia de reunião pedagógica do ano letivo. Normalmente elabora-se uma decoração na unidade escolar com votos de boas vindas aos professores, alunos, comunidade escolar, por meio de cartazes frases de pensadores sobre aprendizagem, conhecimentos, educação, professores, escola, diretor, profissões, metas, desejos, sonhos, com propósitos de elevar a autoestima dos envolvidos.
Planejamento, Desenvolvimento e execução da Proposta de Reunião mediante á aprovação dos membros da equipe gestora.
Sugestão: Apresentação da equipe gestora, breve discurso, apresentação da equipe docente com uma frase descrevendo suas habilidades em apenas três substantivos. Apresentação de um vídeo curto contendo mensagem motivacional numa situação problema; onde todos estão preocupados consigo mesmos, e de repente, surge uma situação onde todos deverão parar o que estão fazendo para rever ações e atitudes para resolver o problema ou então todos estarão mortos. Observo e registro como a equipe de professores interage na solução do problema, quantos tentaram tomar iniciativas, quantos ficaram somente observando, quantos “fingiram não ver”, quantos foram solidários, e participativos; quantos dividiram seus materiais em prol do bem comum. Conclusão das etapas, faremos uma revisão e a contextualização das sequências: Como foi que eles resolverão o problema? Pergunto será que você se lembra dos três substantivos que vocês utilizaram para autodescrição de vocês?  Será que todos utilizaram essas habilidades na solução do problema? E conforme forem surgindo ás abordagens, faço as intervenções com as concepções de aprendizagens teoria e prática. E reportando-me á sala de aula, explico-lhes a importância de colocar as crianças diante de um objeto a ser investigado para que elas venham a aprender a resolver os problemas de aprendizagem não somente na escola, mas na vida além dela.



ESCOLA ESTADUAL PARQUE ENCONTRANDO A FELICIDADE II
ENDEREÇO: RUA DA APRENDIZAGEM CONTÍNUA Nº 10
 CEP: 01055-010 BAIRRO: AQUI NADA É IMPOSSÍVEL
CIDADE: ESPERANÇA DO PROFESSOR
ESTADO: TODOS UNIDOS – BRAZIL
ELABORAÇÃO DE ETAPAS 1ªREUNIÃO PEDAGÓGICA DO ANO LETIVO
DRAÇÃO DE TEMPO- 01 hora
DATA: 05 de Fevereiro de 2016
 Horário das 10: 00h ás 11: 00h (manhã).
RESPONSÁVEIS: Equipe gestora e Coordenação da escola
LOCAL: SALA 06 DO PRÉDIO A, SEGUNDO ANDAR, 1ª SALA Á DIREITA
PROPOSTA: OBSERVAÇÃO Á APRENDIZAGEM DA APRENDIZAGEM- Uma análise da equipe docente e gestora.
AUTOAVALIAÇÃO: Para despertamos a curiosidade de alguém, temos que ter algo com significação sobre o assunto, ou seja; preciso ter em mente o que vou dizer, porque vou dizer, e como vou dizer o que eu disse que iria dizer e a conclusão: UMA AULA TEM: COMEÇO, MEIO E FIM.




   ABERTURA DA REUNIÃO E CRONOGRAMA
10: 00 h- Entrada da direção e equipe gestora
10: 05hmin – Um bom dia Geral bem carismático a todos e um breve discurso do diretor, seguido de enfoque por meio de fala de fragmento de algum pensador contextualizado á Educação e Aprendizagem das Pessoas (leitura do texto: A ESCOLA - PAULO FREIRE).
10: 15hmin – fechamento do discurso e inicio da Apresentação do Vice- diretor, e da Coordenação, seguidos de mesmos enfoques.
10: 20hmin- O Coordenador- Abre uma caixinha toda decorada contendo o nome de cada professor da escola e observa se está presente ou não, e já faz apontamento mental ou separa de modo que ao término, se o professor não chegar, saiba como encaminhar os registros.
EXPLICAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DA ATIVIDADE: Quando ouvir o seu nome sendo chamado o professor deverá vir á frente, se apresentar de fato, e falar três substantivos que representam as suas características e/ ou habilidades. Na sequência afixará seu nome ás competências e habilidades presentes em cartazes com palavras semelhantes ás suas no quadro negro e que após todos colocarem seus nomes além do registro dos nomes formará o desenho de uma escola. O coordenador atentará aos prazos do cronograma que eles receberam na pauta quando chegaram e sentaram-se em seus lugares havia uma pasta com os recursos materiais da proposta de atividade.
10: 25hmin _ O coordenador confere se todos entenderam a explicação, retomando do o que fora dito, e tudo bem, dá-se inicio á atividade.
10: 40hmin- APRESENTAÇÃO DE VÍDEO DE 08: 00min no máximo
O filme trata da questão da falta de água em São Paulo, e no mundo. Causas consequências, faltas de chuvas, desperdícios, descontos, taxas, e como a população reduziu o consumo e garantiu a água para as famílias?
 10: 48hmin- Encerrado o filme – A coordenadora faz o fechamento e dá prosseguimento ao próximo passo da pauta.
10: 50hmin. A coordenadora solicita que todos peguem um copinho plástico que se encontra dentro do envelope que receberam no início da reunião, então ela diz - Vocês perceberam que quase ficamos a morrer de sede por falta de água, supondo-se que todos aqui estejam com sede, como será possível que todos recebam água o suficiente para ingerir um comprimido, por exemplo, do contrário morrerão, somos um total de quarenta professores aqui no momento, todos tem nas mãos o compromisso de não matar o colega pela falta da ingestão do comprimido, a questão é: Nós só temos 600 ml de água, como faremos então para garantir que todos tomem seus comprimidos e, a água venha ser igualmente dividida para todos se nós não temos um dosador de medida?
A coordenadora ouve as assertivas e conferem se estão corretas, e quando todos ou maioria acharem que é possível por meio, desde que dividamos por aproximação, e que confirmado que ninguém beba antes de dar o sinal verde afim de que todos possam ingerir.
10: 52hmim- Inicia-se a distribuição dos 600 ml de água a todos os professores, coordenação e vice- direção, observar se todos receberão, confirme que todos tenham recebido, e dá-se sinal verde para beberem a água.
10: 56hmin- Faz as abordagens de que só é possível saber de algo, se nós nos envolvermos, pesquisarmos, contextualizarmos, executarmos, se fossemos pela teoria não conseguíssemos descobrir que é possível dividir 600 ml de água para 40 pessoas, no entanto, vejam ainda sobrou um restinho para pormos nessa plantinha, imaginem que essa plantinha é um de seus alunos e se, não for oferecido a ele um desafio, uma proposta, ele também não saberá, e assim morrerá de sede do conhecimento, portanto ele depende de nós.
10: 58hmin A coordenadora pede a todos que abram a última página da pauta onde consta a música de Guilherme Arantes: Planeta Terra. (bem suave). 1100hmin- ENCERRAMENTO