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28 de agosto de 2014

RESPOSTA A UM AMIGO DO GRUPO DE PROFESSORES

Gostaria de compartilhar com o grupo uma inquietação e, talvez uma provocação: Sera que a escola está ajudando as crianças a dialogar com o mundo la fora, aguçando o senso crítico?

- via Linkedin
Querido mestre, estou no ofício desde 1984, desde lá as coisas já não caminhavam bem, mas tínhamos um pouco mais de respeito por parte da sociedade em geral.

Depois veio a transformação do currículo voltado á formação tecnológica (em áreas distintas) os educandos, poderiam optar também pelo currículo regular, ai já começou a migração de outras áreas à Educação, onde qualquer um que tivesse feito um curso de Contabilidade Básica era contratado para lecionar, farmacêutico, gerente de banco, e assim foi até entrarmos no inicio do caos 1996, nova LDB-Progressão Continuada (Promoção Automática na Interpretação de muitos).

 Mal interpretada, a nova LDB 9394/96 foi o marco da chegada ao fundo de poço do qual não saímos ainda, por mais que tentemos encontrar fórmulas mágicas, criatividades, inovações tecnológicas, aulas diferenciadas, pouco se acrescenta e o "vírus do iletramento" se espalha por todos os seguimentos do conhecimento acometendo vítimas na Saúde, vítimas da Política, vítimas da Educação, vítimas do Legislativo, Executivo, Judiciário, Familiar, Social, e outros que você pode lembrar até o final dessa postagem, caro amigo.

Penso que enquanto não houver uma transformação no papel Social da escola e retomada de valores de professores que na verdade são o coração da sociedade, pois sem Educação não se vai a lugar algum, e acredito até que temos uma parcela de culpa nisso tudo, pois o melhor que temos em nossas mãos para essa mudança são nossos alunos, e muitas vezes deixamos de fazer nosso papel político dentro da sala de aula por priorizar conteúdos e cumprir planejamentos.

Mas afinal, que conteúdos temos ensinado a nossos alunos, se a escola atual é fruto do século passado e permanece ainda com os mesmos resquícios de um ensino linear, laico e sem significado algum para o jovem do século XXI conectado 24h por dia em qualquer informação que lhe seja importante? Como competir e querer ensinar num mundo altamente visual, onde todos querem estar de olho em algo novo, mas a escola na mesma práxis da escola tradicional?

 O mundo mudou com a pós revolução tecnológica, e a escola têm sido meramente um depósito de crianças, cujos pais em sua grande maioria, querem ter com quem deixar seus filhos, para trabalhar, e todas as atividades possíveis e inimagináveis, menos cuidar e educar seus filhos,  filhos querem PAIS e pais querem PAZ. Então urge cumprir ainda mais a função política e ensinarmos nossos alunos a importância do nosso voto, pois é com boa argumentação que se constrói alunos críticos, politizados nos multiletramentos, entre eles: "O voto".

Dessa forma acredito que precisamos acordar o mais rápido possível porque no mundo da automação da tecnologia não haverá espaço para todos. Investimentos em autoformação, tornou-se uma regra básica para qualquer um que deseje estar engajado em sua área e com conhecimentos para associar sua função à tecnologia, do contrário correremos o risco de tornarmos peças descartáveis.

Um forte abraço,
Espero ter contribuído.
Zilda Guerrero 
Fonte:https://www.linkedin.com/home?trk=nav_responsive_tab_home Acesso em 28-08-2014