Plano de Aula- Disciplina: Português
Público Alvo: Ensino Médio Regular- 2ª
série
Conteúdo: Comédia de Costumes- Produção Dissertativa (Resenha Crítica).
Tema: “Despertando a consciência
crítica através da musica”.
Tempo Previsto: 08 aulas
Objetivos Gerais: Conceituar o gênero literário “comédia de costumes”
valorizando a necessidade de o ser humano registrar sua humanidade pela arte.
Analisar em um texto, os elementos sintáticos utilizados em sua construção,
reconhecer diferentes elementos internos e externos que caracterizam uma
comédia de costumes, apropriando-se de tais elementos no processo de construção
do sentido literário. Relacionar o texto
literário lido a seu contexto social de produção e recepção.
Objetivos Específicos: Compreender a importância de conhecer diferentes
significados para uma mesma palavra e despertar a consciência crítica dos
alunos.
Material Necessário: Caderno do aluno volume 01 – Ensino Médio (2ª
série, 2012), Língua Portuguesa, dicionários da Língua Portuguesa (o ideal é
que se tenha um para cada aluno, caso contrário; dispô-los em duplas.),
recursos de áudio para tocar o CD, solicitação prévia para utilização da sala
de informática, uma cópia da música para cada aluno da turma, papel almaço,
lápis, borracha.
Conhecimentos
prévios ou Antecipação do Assunto: Os alunos deverão saber como produzir uma
resenha crítica, pesquisar sobre a biografia de Zeca Pagodinho observando a relação
de suas composições com a política brasileira e o contexto político atual,
pesquisar sobre a biografia de Martins Pena, suas obras, temas abordados em
suas composições e um breve resumo da obra: Juiz de paz na roça, de Martins
Pena.
Procedimentos Metodológicos:
Dispor
as carteiras com os alunos em forma de círculo. Promover um ambiente de
harmonia, cooperação, interação dos alunos- professor (estabelecer os
combinados). Explicar as etapas da atividade e esclarecer os objetivos.
Distribuir as cópias para os alunos acompanharem a letra da música. No centro
da sala colocar o aparelho de som com a música: Caviar de Zeca Pagodinho para
que eles possam ouvir. Solicitar que observem o refrão da música. Repetir a
música para os alunos ouvirem por cinco vezes, (ou mais; se considerar
necessário). Discutir com os alunos sobre o vocabulário do texto, que crítica
está presente na música? Quais expressões eles consideraram de difícil
compreensão? Nessa etapa deixar que os alunos possam encontrar o significado das
palavras desejadas; por aproximação (observando a palavra anterior e a
posterior), caso não consigam, permitir o uso do dicionário. Para esta etapa os
alunos deverão pesquisar as possibilidades de entendimento e o significado
efetivo, registrando alguns exemplos nos cadernos. Efetuar a correção oral e
compartilhada da atividade. Provocar nos alunos o despertar para acontecimentos
políticos através de questões pontuais (livre escolha do professor.) sobre a
relação entre os dois compositores, apesar de escreverem em tempos diferentes.
Contextualizar a música de Zeca Pagodinho e a obra Juiz de paz na roça (traçar
um paralelo entre o fato histórico, literário e o contexto em que a música foi
produzida) confrontando com a situação política e econômica do Brasil atual.
Utilize a intertextualidade temática a fim de esclarecer sobre o período
literário e conceituar a comédia de costumes. Resolução compartilhada das
atividades caderno do aluno. Verificar possíveis dúvidas quanto ao vocabulário
do texto (música) e esclarecê-las utilizando situações práticas de aprendizagem
a partir de exemplos criados pelos próprios alunos. Efetuar correção definitiva
das atividades no caderno do aluno colocando um carimbo/ data/ assinatura de
atividade realizada. Revisar o conteúdo ensinado através de questionamentos que
possam auxiliar o aluno na construção da etapa final da atividade proposta
nesta aula. Solicitar aos alunos que produzam inicialmente o rascunho e depois
à tinta a versão final da avaliação (resenha crítica), quinze a vinte linhas.
Avaliação: Processual, pontual e contínua, pois, em duplas os
alunos produzirão uma resenha crítica sobre o tema e ao final preencherão a
ficha de autoavaliação da aula.
Considerações Finais: Espera-se que ao final dessa etapa o aluno seja capaz
de posicionar-se de forma crítica e coerente perante aos fatos sociais e
políticos que o cercam. Saber utilizar seu ponto de vista de forma crítica
defendendo-o com coerência e coesão. Saber ouvir e respeitar a opinião do
outro. Construir juntos uma resenha crítica.
Referências Bibliográficas:
Dicionário
Houaiss da Língua Portuguesa, edição eletrônica. Rio de Janeiro: Objetiva,
2007.
Secretaria
de Educação de São Paulo. Currículo Oficial do Estado de São Paulo: 2007.
Caderno
do Professor – Língua Portuguesa. 2ª série, vol.1. 2012.
http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Juiz_de_Paz_na_Ro%C3%A7acesso
em 01-10-2014.
