Translate

1 de outubro de 2014

Comédia de Costumes- Produção Dissertativa (Resenha Crítica).



Plano de Aula- Disciplina: Português

Público Alvo: Ensino Médio Regular- 2ª série

Conteúdo: Comédia de Costumes- Produção Dissertativa (Resenha Crítica).

Tema: “Despertando a consciência crítica através da musica”.

Tempo Previsto: 08 aulas

Objetivos Gerais: Conceituar o gênero literário “comédia de costumes” valorizando a necessidade de o ser humano registrar sua humanidade pela arte. Analisar em um texto, os elementos sintáticos utilizados em sua construção, reconhecer diferentes elementos internos e externos que caracterizam uma comédia de costumes, apropriando-se de tais elementos no processo de construção do sentido literário.  Relacionar o texto literário lido a seu contexto social de produção e recepção.

Objetivos Específicos: Compreender a importância de conhecer diferentes significados para uma mesma palavra e despertar a consciência crítica dos alunos.

Material Necessário: Caderno do aluno volume 01 – Ensino Médio (2ª série, 2012), Língua Portuguesa, dicionários da Língua Portuguesa (o ideal é que se tenha um para cada aluno, caso contrário; dispô-los em duplas.), recursos de áudio para tocar o CD, solicitação prévia para utilização da sala de informática, uma cópia da música para cada aluno da turma, papel almaço, lápis, borracha.

Conhecimentos prévios ou Antecipação do Assunto: Os alunos deverão saber como produzir uma resenha crítica, pesquisar sobre a biografia de Zeca Pagodinho observando a relação de suas composições com a política brasileira e o contexto político atual, pesquisar sobre a biografia de Martins Pena, suas obras, temas abordados em suas composições e um breve resumo da obra: Juiz de paz na roça, de Martins Pena.

Procedimentos Metodológicos:
Dispor as carteiras com os alunos em forma de círculo. Promover um ambiente de harmonia, cooperação, interação dos alunos- professor (estabelecer os combinados). Explicar as etapas da atividade e esclarecer os objetivos. Distribuir as cópias para os alunos acompanharem a letra da música. No centro da sala colocar o aparelho de som com a música: Caviar de Zeca Pagodinho para que eles possam ouvir. Solicitar que observem o refrão da música. Repetir a música para os alunos ouvirem por cinco vezes, (ou mais; se considerar necessário). Discutir com os alunos sobre o vocabulário do texto, que crítica está presente na música? Quais expressões eles consideraram de difícil compreensão? Nessa etapa deixar que os alunos possam encontrar o significado das palavras desejadas; por aproximação (observando a palavra anterior e a posterior), caso não consigam, permitir o uso do dicionário. Para esta etapa os alunos deverão pesquisar as possibilidades de entendimento e o significado efetivo, registrando alguns exemplos nos cadernos. Efetuar a correção oral e compartilhada da atividade. Provocar nos alunos o despertar para acontecimentos políticos através de questões pontuais (livre escolha do professor.) sobre a relação entre os dois compositores, apesar de escreverem em tempos diferentes. Contextualizar a música de Zeca Pagodinho e a obra Juiz de paz na roça (traçar um paralelo entre o fato histórico, literário e o contexto em que a música foi produzida) confrontando com a situação política e econômica do Brasil atual. Utilize a intertextualidade temática a fim de esclarecer sobre o período literário e conceituar a comédia de costumes. Resolução compartilhada das atividades caderno do aluno. Verificar possíveis dúvidas quanto ao vocabulário do texto (música) e esclarecê-las utilizando situações práticas de aprendizagem a partir de exemplos criados pelos próprios alunos. Efetuar correção definitiva das atividades no caderno do aluno colocando um carimbo/ data/ assinatura de atividade realizada. Revisar o conteúdo ensinado através de questionamentos que possam auxiliar o aluno na construção da etapa final da atividade proposta nesta aula. Solicitar aos alunos que produzam inicialmente o rascunho e depois à tinta a versão final da avaliação (resenha crítica), quinze a vinte linhas.

Avaliação: Processual, pontual e contínua, pois, em duplas os alunos produzirão uma resenha crítica sobre o tema e ao final preencherão a ficha de autoavaliação da aula.

Considerações Finais: Espera-se que ao final dessa etapa o aluno seja capaz de posicionar-se de forma crítica e coerente perante aos fatos sociais e políticos que o cercam. Saber utilizar seu ponto de vista de forma crítica defendendo-o com coerência e coesão. Saber ouvir e respeitar a opinião do outro. Construir juntos uma resenha crítica.

Referências Bibliográficas:

Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, edição eletrônica. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

Secretaria de Educação de São Paulo. Currículo Oficial do Estado de São Paulo: 2007.

Caderno do Professor – Língua Portuguesa. 2ª série, vol.1. 2012.

http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Juiz_de_Paz_na_Ro%C3%A7acesso em 01-10-2014.