Translate

1 de outubro de 2014

VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS NA APRENDIZAGEM


                A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS NA                     APRENDIZAGEM

 O professor tem o dever de possibilitar aos alunos diversos conhecimentos sobre as variantes da língua pelo fato de que nem sempre a língua falada corresponde à escrita. Tanto os gêneros orais ou escritos (SCHNEUWLY & DOLS, 2004) são realizados de forma heterogênea, assim sendo como ensinar-lhes qual gênero devem utilizar em uma determinada situação vivenciada?
 Os alunos precisam saber qual a finalidade de um determinado texto, reconhecendo o gênero textual, os recursos linguísticos (BAKHTIN, 1997) utilizados e o efeito desejado sobre o leitor, assim como devem saber também de que forma escreverão uma receita culinária, um manual de instruções, um e-mail, um recado nas redes sociais, uma carta solicitando emprego, um currículo, as regras de um jogo, um requerimento, uma poesia, uma lista de compras para supermercados, um edital de concursos, uma carta ao leitor, uma notícia, um bilhete para o namorado (a), um texto literário, um discurso para formatura, realizar a leitura de uma propaganda, entre tantos outros gêneros existentes, pois devem relacionar o texto ao seu interlocutor sabendo escolher a melhor forma de utilização das variantes da língua na produção de seus textos, e para isso é fundamental que o professor atue como mediador do conhecimento realizando múltiplas formas de aprendizagem em diferentes contextos, para que o aluno venha perceber os efeitos de sentidos do texto e quais os propósitos do autor. Quando isso acontece o professor pode ter a certeza de ter auxiliado o discente na conquista de sua autonomia para adquirir novos letramentos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.


SCHNEUWLY, Bernard: Dolz, Joaquim/ Campinas: Mercado das Letras, 20.