A
IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS NA APRENDIZAGEM
O professor tem o dever de possibilitar aos
alunos diversos conhecimentos sobre as variantes da língua pelo fato de que nem
sempre a língua falada corresponde à escrita. Tanto os gêneros orais ou
escritos (SCHNEUWLY & DOLS, 2004) são realizados de forma heterogênea,
assim sendo como ensinar-lhes qual gênero devem utilizar em uma determinada
situação vivenciada?
Os alunos precisam saber qual a finalidade de
um determinado texto, reconhecendo o gênero textual, os recursos linguísticos
(BAKHTIN, 1997) utilizados e o efeito desejado sobre o leitor, assim como devem
saber também de que forma escreverão uma receita culinária, um manual de
instruções, um e-mail, um recado nas redes sociais, uma carta solicitando
emprego, um currículo, as regras de um jogo, um requerimento, uma poesia, uma
lista de compras para supermercados, um edital de concursos, uma carta ao
leitor, uma notícia, um bilhete para o namorado (a), um texto literário, um
discurso para formatura, realizar a leitura de uma propaganda, entre tantos outros
gêneros existentes, pois devem relacionar o texto ao seu interlocutor sabendo
escolher a melhor forma de utilização das variantes da língua na produção de
seus textos, e para isso é fundamental que o professor atue como mediador do
conhecimento realizando múltiplas formas de aprendizagem em diferentes
contextos, para que o aluno venha perceber os efeitos de sentidos do texto e
quais os propósitos do autor. Quando isso acontece o professor pode ter a
certeza de ter auxiliado o discente na conquista de sua autonomia para adquirir
novos letramentos.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
BAKHTIN,
Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
SCHNEUWLY,
Bernard: Dolz, Joaquim/ Campinas: Mercado das Letras, 20.
