A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL
FUNDAMENTAL
E A FUNÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO NESSE CONTEXTO
Acreditamos que a importância do Ensino de Ciências esteja
atrelada ao fato de despertar no aluno curiosidades de pesquisas (inatas ao ser
humano), pois todos nós temos a curiosidade de sabermos nossas origens, como, e
para quê viemos? A disciplina de Ciências ensinada já nas fases iniciais do
ensino fundamental consiste numa forma de motivar a criança para um novo
letramento, e consequentemente favorecerá o intercâmbio entre as demais
disciplinas.
Nesse contexto é de suma importância a participação do professor
na escolha de atividades desafiadoras e investigativas, que promovam no aluno o
desejo do reconhecer-se como parte do mundo, aprender formas de agir e
interagir nele de maneira responsável e construtiva, atuando enquanto ser
agente e transformador desse universo científico.
Referente à utilização do
livro didático postulamos que sua manipulação permite ao aluno a busca de
informações mais íntimas, e que por vezes alguns alunos mais reservados, não dispõem
de segurança para questionar aos professores sobre fatos nem sempre pertinentes
ao contexto da aula em questão, mas nem por isso deixam de ser relevantes; tais
como: funcionamento do corpo humano, concepção, namoro, sexo, gestação, doenças
sexualmente transmissíveis, como utilizar preservativos, gravidez, entre outras
curiosidades.
Assim sendo, ele também fornece subsídios e recursos visuais que
são muito próximos ao mundo dos jovens, e a linguagem acessível tende á
promover a independência social, sexual, política, aquisição da consciência do
cuidar do meio ambiente, respeitar e valorizar seu corpo, a natureza, a autoestima,
a interação professor-aluno, além de incentivar a formação autoral dos alunos
como protagonistas de projetos vinculados á harmonia entre o homem e natureza
de forma a construir um perfeito equilíbrio entre ambos.
Dessa forma, as aulas
de Ciências devem destacar o caráter de empresa vital, humana, fascinante,
indagadora, aberta, promoção da
argumentação criativa e analítica,
a fim de comprovarem a veracidade da atividade científica, ou discordarem,
promovendo teses, novos experimentos...
Portanto, o livro didático tende a
corroborar com esse despertar do aluno á iniciação científica, porém não deve
ser a única fonte de pesquisas, correndo o risco de ser utilizado a tornar o
ensino de Ciências em mera literatura ou cópias sem nexo cultural.
REFERÊNCIAS
BETINI, G. A. A construção do projeto Político-pedagógico
da escola. Revista Ped. Espírito Santo do Pinhal (São Paulo), v. 1, n 3,2005.
BRASIL, Ministério da Educação e de Desporto,
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais.
Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, 1998. 436p.
COLL, C. Pscología y currículum. Barcelona: Laia, 1987
