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28 de setembro de 2014

A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A FUNÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DENTRO DESSE CONTEXTO



A IMPORTÂNCIA DA  DISCIPLINA DE CIÊNCIAS  NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO 

FUNDAMENTAL

E A FUNÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO NESSE CONTEXTO


    Acreditamos que a importância do Ensino de Ciências esteja atrelada ao fato de despertar no aluno curiosidades de pesquisas (inatas ao ser humano), pois todos nós temos a curiosidade de sabermos nossas origens, como, e para quê viemos? A disciplina de Ciências ensinada já nas fases iniciais do ensino fundamental consiste numa forma de motivar a criança para um novo letramento, e consequentemente favorecerá o intercâmbio entre as demais disciplinas. 

    Nesse contexto é de suma importância a participação do professor na escolha de atividades desafiadoras e investigativas, que promovam no aluno o desejo do reconhecer-se como parte do mundo, aprender formas de agir e interagir nele de maneira responsável e construtiva, atuando enquanto ser agente e transformador desse universo científico.

    Referente à utilização do livro didático postulamos que sua manipulação permite ao aluno a busca de informações mais íntimas, e que por vezes alguns alunos mais reservados, não dispõem de segurança para questionar aos professores sobre fatos nem sempre pertinentes ao contexto da aula em questão, mas nem por isso deixam de ser relevantes; tais como: funcionamento do corpo humano, concepção, namoro, sexo, gestação, doenças sexualmente transmissíveis, como utilizar preservativos, gravidez, entre outras curiosidades. 

   Assim sendo, ele também fornece subsídios e recursos visuais que são muito próximos ao mundo dos jovens, e a linguagem acessível tende á promover a independência social, sexual, política, aquisição da consciência do cuidar do meio ambiente, respeitar e valorizar seu corpo, a natureza, a autoestima, a interação professor-aluno, além de incentivar a formação autoral dos alunos como protagonistas de projetos vinculados á harmonia entre o homem e natureza de forma a construir um perfeito equilíbrio entre ambos. 

   Dessa forma, as aulas de Ciências devem destacar o caráter de empresa vital, humana, fascinante, indagadora, aberta, promoção da argumentação criativa e analítica, a fim de comprovarem a veracidade da atividade científica, ou discordarem, promovendo teses, novos experimentos... 

  Portanto, o livro didático tende a corroborar com esse despertar do aluno á iniciação científica, porém não deve ser a única fonte de pesquisas, correndo o risco de ser utilizado a tornar o ensino de Ciências em mera literatura ou cópias sem nexo cultural.

            REFERÊNCIAS

BETINI, G. A. A construção do projeto Político-pedagógico da escola. Revista Ped. Espírito Santo do Pinhal (São Paulo), v. 1, n 3,2005.

BRASIL, Ministério da Educação e de Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, 1998. 436p.


COLL, C. Pscología y currículum. Barcelona: Laia, 1987