PLANO DE
AULA: “Jovens Criadores de Frotagem”
PÚBLICO
ALVO: 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental I
FAIXA
ETARIA: Pode ser adaptada a todas as idades.
UMA BREVE
DESCRIÇÃO DA AULA: No método de Frotagem o artista utiliza um
lápis ou outra ferramenta de desenho, e faz uma "fricção" sobre uma
superfície texturizada. O desenho pode ser deixado como está, ou pode ser
utilizado como base para aperfeiçoamento. Essa
técnica foi desenvolvida pelo pintor, escultor e artista gráfico alemão,
Max Ernst, em 1925. Ele
foi um dos fundadores do movimento “Dada” e posteriormente um dos grandes nomes
do Surrealismo.
OBJETIVOS: Levar o aluno á
percepção da arte por meio da investigação, curiosidade, motivação e
criatividade.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: lápis grafite, sulfite,
papel vegetal, cartolina, lascas de madeira, toalha de crochê, chaves, giz de
cera, caneta esferográfica, lápis de cor, tinta guache, cola colorida, etc.
PROCEDIMENTOS: 1- Durante a aula
anterior o professor de antemão deverá solicitar aos seus alunos os materiais
necessários de acordo com a proposta de desenvolvimento do seu trabalho
aplicado á técnica de Frotagem. Para essa atividade em especial, solicitará que
seus alunos façam uma breve pesquisa na Internet sobre essa técnica, depois
transcreva com suas palavras o que entendeu da técnica pesquisada, bem como
mencionar a fonte de pesquisa utilizada, e por fim que tragam algumas amostras
como exemplos de criação.
2- Discuta com a turma sobre as pesquisas
realizadas, questione sobre a técnica, quê outros recursos podem ser utilizados
para executar a técnica de frotagem? Fale sobre o autor da técnica, sua biografia,
amostras de suas imagens, e outras que achar conveniente. Pontue as informações
exploradas e registre-as.
3- Certifique-se de que todos trouxeram o
material necessário, caso haja alunos sem algum material, disponibilize a fim
de que não se sintam excluídos da atividade, depois, a parte converse com ele
os motivos pelos quais não trouxe os materiais solicitados, pois isso
influenciará futuramente na maturação e responsabilidade do aluno.
4- Convide-os a iniciar a atividade
lembrando que a participação do professor é o principal vetor de iniciativa e
motivação, faça os procedimentos das técnicas passo a passo. São várias
propostas de recursos, exemplifique alguns e deixe que eles exercitem a
criatividade. A um exemplo: poderá solicitar que friccionem o lápis de cor, ou
outro recurso sobre a sola do tênis de um colega para ver o resultado obtido, e
de quê forma e cores poderia transformar aquela imagem mais agradável?
5- Compartilhe as informações e
expectativas da atividade realizada com eles e decidam de que forma farão a
exposição das atividades.
6- Reveja as antecipações e registros
efetuados realizando uma breve análise da atividade com os alunos, faça um feedback
final e incentive-os a outras formas de
arte.
AVALIAÇÃO: Antecipação,
Socialização, Contínua, Processual e Formativa.
PRODUTO
FINAL: POSTERÊS
CRIATIVOS
REFERÊNCIAS: http://ensinoeaprendizagememarte.blogspot.com.br/2012/10/frotagem.html
Acesso em 18-09-2014,
ás 11: 43h/min.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9954 Acesso em
18-09-2014, ás 11:50h/min.
.
