Translate

18 de setembro de 2014

FROTAGEM UTILZANDO BATOM SOBRE OBJETO RÚSTICO



PLANO DE AULA: “Jovens Criadores de Frotagem”

PÚBLICO ALVO: 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental I

FAIXA ETARIA: Pode ser adaptada a todas as idades.

UMA BREVE DESCRIÇÃO DA AULA: No método de Frotagem o artista utiliza um lápis ou outra ferramenta de desenho, e faz uma "fricção" sobre uma superfície texturizada. O desenho pode ser deixado como está, ou pode ser utilizado como base para aperfeiçoamento. Essa técnica foi desenvolvida pelo pintor, escultor e artista gráfico alemão, Max Ernst, em 1925. Ele foi um dos fundadores do movimento “Dada” e posteriormente um dos grandes nomes do Surrealismo.

OBJETIVOS: Levar o aluno á percepção da arte por meio da investigação, curiosidade, motivação e criatividade.

MATERIAIS NECESSÁRIOS: lápis grafite, sulfite, papel vegetal, cartolina, lascas de madeira, toalha de crochê, chaves, giz de cera, caneta esferográfica, lápis de cor, tinta guache, cola colorida, etc. 

PROCEDIMENTOS: 1- Durante a aula anterior o professor de antemão deverá solicitar aos seus alunos os materiais necessários de acordo com a proposta de desenvolvimento do seu trabalho aplicado á técnica de Frotagem. Para essa atividade em especial, solicitará que seus alunos façam uma breve pesquisa na Internet sobre essa técnica, depois transcreva com suas palavras o que entendeu da técnica pesquisada, bem como mencionar a fonte de pesquisa utilizada, e por fim que tragam algumas amostras como exemplos de criação.

2- Discuta com a turma sobre as pesquisas realizadas, questione sobre a técnica, quê outros recursos podem ser utilizados para executar a técnica de frotagem?  Fale sobre o autor da técnica, sua biografia, amostras de suas imagens, e outras que achar conveniente. Pontue as informações exploradas e registre-as.

3- Certifique-se de que todos trouxeram o material necessário, caso haja alunos sem algum material, disponibilize a fim de que não se sintam excluídos da atividade, depois, a parte converse com ele os motivos pelos quais não trouxe os materiais solicitados, pois isso influenciará futuramente na maturação e responsabilidade do aluno.

4- Convide-os a iniciar a atividade lembrando que a participação do professor é o principal vetor de iniciativa e motivação, faça os procedimentos das técnicas passo a passo. São várias propostas de recursos, exemplifique alguns e deixe que eles exercitem a criatividade. A um exemplo: poderá solicitar que friccionem o lápis de cor, ou outro recurso sobre a sola do tênis de um colega para ver o resultado obtido, e de quê forma e cores poderia transformar aquela imagem mais agradável?

5- Compartilhe  as informações e expectativas da atividade realizada com eles e decidam de que forma farão a exposição das atividades.

6- Reveja as antecipações e registros efetuados realizando uma breve análise da atividade com os alunos, faça um feedback final e incentive-os  a outras formas de arte.


AVALIAÇÃO: Antecipação, Socialização, Contínua, Processual e Formativa.


PRODUTO FINAL: POSTERÊS CRIATIVOS





.