COMO ENSINAR A MATEMÁTICA PARA ALUNOS DA ERA PÓS REVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA E DE QUE FORMA ESSA FERRAMENTA PODE SER ÚTIL?
Atualmente lecionar na era pós-
revolução tecnológica tornou-se uma prática pragmática e geradora de conflitos
pedagógicos. Boa parte dos docentes (inerente à disciplina, faixa etária ou nível
da aprendizagem), não utilizam essas ferramentas devido às contradições entre a
escola ideal /real.
Elas reportam à proposta curricular, planejamento, planos de aulas,
objetivos da aprendizagem por conteúdos, isto porque há um paradoxo entre a escola
atual (com resquícios tradicionalistas), jovens superconectados e docentes, desconectados
por falta de formação midiática.
Inadequações em várias escolas e poucos
recursos midiatizados/alunos, para oferecer aos docentes habilitados à prática tecnológica,
a arte lecionar prazerosamente por meio dessa ferramenta, colocando o aluno como
pesquisador e transformador da sociedade.
Dessarte, bons planos didáticos
são reduzidos ao uso de computadores, mudando só o ambiente, não a didática;
nada é somado, devido ao excesso de alunos indesejável para que o professor atue
na intermediação do conhecimento, ou seja: indicando os caminhos da web, e
coibir a migração dos alunos nos sites inadequados.
Assim, postulamos urgência de consciência
e dever docente quanto sua formação e criatividade, pois antes da internet docentes
criavam recursos e projetos didáticos exímios, e a tecnologia sem mediação docente
não é capaz de formar alunos críticos.
http://wwwsaberonlineducandos.blogspot.com.br/
POR: ZILDA GUERRERO
Em 12-09-2014
07:12h/min
Outras Fontes de Pesquisa
http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/uber.pdf