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14 de setembro de 2014

"Ler o mundo e interpretá-lo antes das manipulações via mídias sociais: uma missão possível".


"Ler o mundo  e interpretá-lo antes das manipulações via mídias sociais: uma missão possível".   

O tema leitura na práxis é sempre uma questão polêmica e têm levado diversos escritores á pesquisas visando entender quais motivos fazem de um prazer tão indescritível, quanto ao da leitura, em pleno século da era tecnológica continuar sendo um grave problema social. 

É inegável a relevância e o alto poder de sedução da leitura disponibilizada pelos veículos de comunicação de massa via internet com labirintos contidos nos links e hiperlinks, capazes de nos transportar ás viagens mais fantásticas e inacreditáveis entre o passado, presente e futuro, em diferentes setores da comunicação global, em milésimos de segundos.

No entanto para se conquistar tal nível de leitor virtual, necessitamos cada dia mais a leitura no campo do letramento físico, pois nem sempre as leituras informatizadas traduzem na prática a verdade literária das mais variadas áreas do conhecimento contidas nos livros físicos.

É preciso lembrar que no mundo atual não há espaços para portadores de discursos obsoletos pautados em ausência de tempo á leitura, porque o próprio mundo é um ambiente que pede constantemente um leitor desejável para decifrar seus segredos. 

Portanto,  cabe a família  os primeiros incentivos á leitura desde o ventre da madre aos seus filhos, por meio de histórias, músicas, diálogos, e sons. A escola deve ser o segundo local social a disponibilizar e acreditar nesse investimento intelectual ao mundo, aos professores confere-lhes a incumbência de exemplos e protagonistas dessa ação buscando formas didáticas e projetos de leituras que antecedam o trabalho via tela do computador ou outros recursos da informação midiatizada.

Por: Zilda Guerrero