"Ler o mundo e interpretá-lo antes das manipulações via mídias sociais: uma missão possível".
O tema leitura na práxis é sempre uma questão polêmica
e têm levado diversos escritores á pesquisas visando entender quais motivos
fazem de um prazer tão indescritível, quanto ao da leitura, em pleno século da
era tecnológica continuar sendo um grave problema social.
É inegável a
relevância e o alto poder de sedução da leitura disponibilizada pelos veículos
de comunicação de massa via internet com labirintos contidos nos links e
hiperlinks, capazes de nos transportar ás viagens mais fantásticas e
inacreditáveis entre o passado, presente e futuro, em diferentes setores da
comunicação global, em milésimos de segundos.
No entanto para se conquistar tal
nível de leitor virtual, necessitamos cada dia mais a leitura no campo do
letramento físico, pois nem sempre as leituras informatizadas traduzem na prática
a verdade literária das mais variadas áreas do conhecimento contidas nos livros
físicos.
É preciso lembrar que no mundo atual não há espaços para portadores de
discursos obsoletos pautados em ausência de tempo á leitura, porque o próprio
mundo é um ambiente que pede constantemente um leitor desejável para decifrar
seus segredos.
Portanto, cabe a família os primeiros incentivos á leitura desde o ventre da madre aos seus filhos, por meio de
histórias, músicas, diálogos, e sons. A escola deve ser o segundo local social a disponibilizar
e acreditar nesse investimento intelectual ao mundo, aos professores confere-lhes
a incumbência de exemplos e protagonistas dessa ação buscando formas didáticas
e projetos de leituras que antecedam o trabalho via tela do computador ou
outros recursos da informação midiatizada.
Por: Zilda Guerrero
Por: Zilda Guerrero
